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Luíza
Ribeiro[1]
O turismo
cultural, Segundo Lohmann (2012), abrange 4 grandes vertentes, a social,
cultural, econômica e ambiental. Sendo o turismo cultural, uma das principais
vertentes. Mato Grosso, estado que guarda fortes tradições forjadas pelas
influências europeia, negra e indígena, vê na cultura um imenso universo a ser
explorado.
Uma via de mão dupla, onde o turismo ganha com a cultura
regional e a cultura regional se revigora com a ampliação do turismo nesta
área.
Nas
diversas definições do turismo a ressalvas à importância da vertente para a
composição dessas atividades humana, que se encontra em crescimento
significativo. Em cada ato de interação entre povos e seus costumes, estará lá
o turismo cultural como um mediador de suas expressões e tradições.
Com
tudo, além dos aspectos positivos, é preciso pontuar as deficiências das
atividades turísticas nessa área: Pouca compreensão dos profissionais
envolvidos sobre o seu verdadeiro potencial e sobre as técnicas adequadas para
esse segmento, desconhecimento por parte dos “fazedores” da cultura sobre o
alcance turístico da atividade e falta de planejamento para organizar essa
importante vertente do turismo, são sem duvidas os principais problemas desse
setor.
Por
fim, a esperança positiva para o setor reside no fato de Mato Grosso, e sua
capital Cuiabá, ter assumido papel de destaque ao sediar a Copa do Mundo de
Futebol 2014. Podendo com certeza, contribuir para a difusão do turismo
cultural.
Os turismólogos,
no entanto, passam a ter importante papel nesse momento, em que o turismo
cultural se estabelece como importante ferramenta para divulgação de nossas
expressões artísticas e culturais.
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