Marx:
Buscou interpretar e criticar o mundo capitalista + Materialismo Histórico e Dialético: A sociedade é definida a partir da relação entre a classe que detém os meios de produção (burguesia) e a classe que vende a força de trabalho (proletários). Relação contraditória, já que os empregados continuam pobres e os burgueses cada vez mais ricos (para Marx). Assim, essa classe deveria lutar contra essa situação.
Estrutura: relação de produção, um vende a força de trabalho e o patrão compra essa força. É o que move o capitalismo.
Superestrutura: Tudo que está em volta e justifica o meio de produção ou é produzido a partir dele. Exemplo: a cultura do trabalho, do sucesso, descanso no domingo.
Praxis: Essas ideias, provinientes do questionamento do capitalismo, devem ser postas em prática. Não adianta estar ciente das desigualdades e não lutar contra elas.
Mais valia: parte "roubada" dos trabalhadores.
Alienação: devido a divisão do trabalho para aumentar a eficiência da produção, muitas vezes o trabalhador não sabe o qual será o produto final do seu trabalho.
Fetichismo da mercadoria: valor de uso: finalidade, objetivo final daquele produto valor de troca: medito pelo tempo que se leva para produzir algo Pouco conhecimento a respeito do processo para produção dessa mercadoria. O que as pessoas que produziram passaram para que o produto chegue até você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário