terça-feira, 1 de outubro de 2013

A IMPORTANTE VERTENTE DO TURISMO CULTURAL

·         Luíza Ribeiro[1]
O turismo cultural, Segundo Lohmann (2012), abrange 4 grandes vertentes, a social, cultural, econômica e ambiental. Sendo o turismo cultural, uma das principais vertentes. Mato Grosso, estado que guarda fortes tradições forjadas pelas influências europeia, negra e indígena, vê na cultura um imenso universo a ser explorado.
Uma via de mão dupla, onde o turismo ganha com a cultura regional e a cultura regional se revigora com a ampliação do turismo nesta área.
Nas diversas definições do turismo a ressalvas à importância da vertente para a composição dessas atividades humana, que se encontra em crescimento significativo. Em cada ato de interação entre povos e seus costumes, estará lá o turismo cultural como um mediador de suas expressões e tradições.  
Com tudo, além dos aspectos positivos, é preciso pontuar as deficiências das atividades turísticas nessa área: Pouca compreensão dos profissionais envolvidos sobre o seu verdadeiro potencial e sobre as técnicas adequadas para esse segmento, desconhecimento por parte dos “fazedores” da cultura sobre o alcance turístico da atividade e falta de planejamento para organizar essa importante vertente do turismo, são sem duvidas os principais problemas desse setor.
            Por fim, a esperança positiva para o setor reside no fato de Mato Grosso, e sua capital Cuiabá, ter assumido papel de destaque ao sediar a Copa do Mundo de Futebol 2014. Podendo com certeza, contribuir para a difusão do turismo cultural.
Os turismólogos, no entanto, passam a ter importante papel nesse momento, em que o turismo cultural se estabelece como importante ferramenta para divulgação de nossas expressões artísticas e culturais.



·         [1] Aluna do 6º semestre de Turismo na Anhanguera Educacional de Cuiabá (2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário