domingo, 8 de setembro de 2013

Comportamento Inaceitável

Pio Penna Filho*

A tentativa dos Estados Unidos de tentar capturar a todo custo Edward Snowden, ex-funcionário da CIA, está chegando a um ponto crítico. O último lance, ocorrido na terça-feira dessa semana, foi a negação de sobrevoo do avião presidencial da Bolívia sobre os territórios da França, Itália, Espanha e Portugal, o que forçou a comitiva do presidente Evo Morales a fazer uma parada não programada na Áustria.
Tal comportamento é inaceitável. Os europeus, que aliás também foram vigiados e monitorados pelos Estados Unidos, fizeram um papel muito feio ao colocar sob suspeita o Chefe de um Estado soberano em retorno de uma viagem oficial à Rússia.
Baseados em rumores, esses Estados europeus decidiram forçar a descida do avião presidencial boliviano na esperança de vasculhar a aeronave e reter Snowden para entregá-lo ao governo norte-americano. Quebraram a cara! As autoridades austríacas informaram oficialmente que o ex-agente não estava a bordo, aliás, conforme havia, também oficialmente, sido anunciado previamente pelas autoridades bolivianas.
É curioso o comportamento de alguns governos da Europa ocidental. Aparentemente não titubeariam em entregar Snowden a Washington, mesmo sabendo que ele corre o sério risco de ser condenado à morte por traição nos Estados Unidos. Ou seja, onde fica todo aquele bem elaborado discurso sobre direitos humanos que os europeus tanto gostam de apregoar por aí afora?
E mais, as ações de Snowden revelaram uma das piores facetas da atuação internacional do Estados Unidos, que é a escalada da vigilância e da espionagem em escala global. Todos que estamos conectados em rede passamos à condição de suspeitos e de alvos em potencial da espionagem norte-americana.
Onde está a ética e a moral nesse comportamento? Qual o lugar do direito a privacidade individual quando a hiperpotência decide que todos somos suspeitos? E onde isso irá parar? Para que tanta coleta de dados e informações? Ninguém e nenhum governo fica por aí juntando informações à toa, tão somente para serem descartadas na sequência.
Comunicado emitido pela presidência da Unasul, atualmente tendo à frente o Peru, já expressou descontentamento com a atitude ultrajante dos países europeus que proibiram o sobrevoo e pouso do avião boliviano por acreditarem nos rumores propagados sabe-se lá por quem. É inaceitável que um Chefe de Estado seja tratado dessa forma, tendo inclusive a sua segurança e de toda a sua comitiva, sido colocada em risco por mero boato.
Pelo visto o tempo da arrogância e do imperialismo não acabou. Ou a comunidade internacional reage e coloca sob pressão iniciativas autoritárias como essa, ou brevemente retornaremos ao tempo das trevas, quando prevalece apenas a vontade do mais forte.




* Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador do CNPq. E-mail: piopenna@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário