domingo, 8 de setembro de 2013

Os Estados Unidos e o Golpe no Egito

Pio Penna Filho*

A instabilidade política no Egito levou à deposição do presidente Mursi, que sofreu um duro golpe militar. O curioso desse episódio é que o golpe foi relativamente bem aceito pelos países ocidentais, sobretudo pelos Estados Unidos, que afinal são os paladinos da democracia. Em tese, portanto, os Estados Unidos teriam a obrigação de condenar veementemente a atitude dos militares egípcios.
Todavia, não foi o que aconteceu. O governo norte-americano evita, inclusive, usar o termo “golpe militar” para se referir ao que ocorreu no Egito. É uma contradição e tanto e isso só faz minar a crença no discurso em torno da democracia que vários países ocidentais sustentam.
Alguns princípios democráticos não podem ser relativizados, dependendo das conveniências de quem os defende. Ou se é democrático, ou não se é democrático. Mohamed Mursi foi eleito democraticamente, ou seja, a maior parte dos eleitores egípcios depositaram nele o seu voto de esperança de acordo com a nova realidade do país após a turbulenta deposição do ex-ditador Hosni Mubarak, ex-aliado dos Estados Unidos.
Mursi mal havia completado um ano de governo quando os militares aproveitaram os protestos para o derrubarem do poder. Se essa fosse, ou se tornar, uma prática geral, é de se imaginar quantos governos não seriam ou serão depostos antes de completarem o seus mandatos. Insatisfações populares com governantes sempre existem e fazem parte da boa prática democrática, como estamos vendo ocorrer no Brasil atualmente.
A questão central é que a Constituição egípcia não foi respeitada e por mais que se discorde da perspectiva política do presidente Mursi e da Irmandade Muçulmana, à qual está vinculado, isso não é motivo para sua deposição. A partir do momento em que os Estados Unidos como que “validam” essa quebra do princípio democrático de acordo com a sua conveniência, abre-se espaço para colocar em dúvida um dos principais pilares do seu discurso em termos políticos e éticos.
Aliás, é sempre bom lembrar que a relação entre os Estados Unidos e os militares egípcios é antiga e assentada em bases muito pragmáticas. Há tempos os norte-americanos concedem uma vultosa assistência militar e financeira para o Egito, que eventualmente é complementada com recursos provenientes de países aliados do Oriente Próximo, como a Arábia Saudita, o Kuait e o Catar. Em meio a toda essa crise, registre-se a entrega de modernos aviões de caça F-16 ao regime, mesmo após o golpe.




* Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador do CNPq. E-mail: piopenna@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário