segunda-feira, 9 de junho de 2014

O Papa e a Questão Palestina

Pio Penna Filho*

A recente visita do Papa Francisco à Terra Santa despertou preocupações com a possibilidade de atos violentos por parte de setores radicais, principalmente da comunidade judaica. Felizmente, a viagem transcorreu de forma tranquila, sem maiores sobressaltos.
O Papa, além de líder religioso dos católicos, é também um Chefe de Estado. O Vaticano não possui as principais características da maior parte dos Estados, como o Brasil, mas é um ator internacional e possui atribuições políticas importantes. Aliás, é até mesmo curioso notar que o Vaticano é um ponto de referência na política internacional e frequentemente recebe importantes Chefes de Estado.
Pois bem, durante sua visita à Terra Santa o Papa demonstrou grande equilíbrio político ao pregar a paz e reconhecer, simultaneamente, a necessidade da criação de um Estado palestino efetivo e o direito de existência do Estado de Israel.
Aparentemente trata-se de algo muito óbvio. O problema é que, na prática, e considerando o histórico da relações entre palestinos e israelenses, o bom senso é sempre deixado para trás.
O Papa Francisco é um líder espiritual que vem ganhando cada vez mais respeito no meio internacional. Trata-se de um Papa diferente, mais preocupado com as questões sociais e que pretende renovar a Igreja Católica, dando-lhe um caráter mais moderno mas sem perder o seu conteúdo religioso. Tudo isso credencia o Papa a ser um interlocutor de peso nas relações internacionais.
A receptividade que o Papa teve nos países visitados é um claro indicador do respeito que representantes e fiéis de outras religiões nutrem por Sua Santidade. Ele foi bem recepcionado tanto por muçulmanos quanto por judeus.
Talvez a grande contribuição papal para a complexa questão que envolve palestinos e israelenses seja a promoção do diálogo. A convite dele, ambos os lados concordaram em visitar o Vaticano e a dar continuidade às negociações diplomáticas.
Pode-se questionar até que ponto esse tipo de negociação poderá levar a resultados práticos, mas é melhor manter o diálogo do que perseverar com medidas de força que só aumentam a violência e o sofrimento de milhares de pessoas.
Na Terra Santa importantes religiões como o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo se encontram desde tempos remotos. Lá estão localizados importantes templos revestidos de especial significado para os fiéis de todas essas religiões e não há possibilidade de exclusivismos, ou seja, o convívio é algo inerente, um fato dado. Conviver, portanto, não é um opção, é um imperativo.
Certamente o Papa não tem a solução para os problemas políticos que envolvem palestinos e judeus, mas sua atitude conciliatória, de intermediador, pode ajudar muito. O mundo precisa de mediadores, de pessoas que preguem a paz e se imponham por seu exemplo. O Papa Francisco vem se destacando gradativamente na cena internacional como uma pessoa de boa índole, com carisma e exemplos pessoais. Que sua missão possa abrir os corações ainda duros e marcados por tanta violência.





















* Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador do CNPq. E-mail: piopenna@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário